ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Saiba quais os pets mais rejeitados na hora da adoção e como ajudá-los  
  Pets com personalidade difícil, doentes, velhinhos ou pretos são alguns dos mais rejeitados nos abrigos. Quer combater o preconceito e entender por que isso acontece? Então, venha conferir o post que preparamos sobre o assunto!
   
 

O abandono animal é uma realidade cruel no Brasil. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há cerca de 30 milhões de animais abandonados no país. Embora existam organizações sem fins lucrativos para cuidar desses pets e promover a adoção, alguns deles continuam sendo rejeitados na hora da escolha.

Seja por problemas de saúde, por estarem velhinhos ou, por incrível que pareça, por serem pretos, alguns animais demoram anos na fila de espera para adoção e podem nunca receber um lar.

Para romper com o preconceito, preparamos uma lista com os pets mais rejeitados e como você pode ajudá-los.

Principais pets rejeitados

A British Broadcasting Corporation (BBC), no Brasil, fez uma reportagem com o Centro de Controle de Zoonoses, de São Paulo, que mostra um ?ranking? dos animais mais rejeitados. De acordo com a instituição, a lista é a seguinte e se repete em vários abrigos.

Cães que possuem personalidade difícil

Geralmente, cães com esse tipo de personalidade passaram por traumas. Ou, em alguns casos, isso apenas faz parte da sua personalidade mesmo. Esse tipo de pet costuma passar anos nos abrigos. Alguns dos motivos, por exemplo, são: porque o cachorro late demais ou costuma roer objetos.

Para adotar esse tipo de animal, lembre-se de que as coisas podem ser nebulosas no começo, sim. O cãozinho pode rosnar para você, ficar irrequieto, não gostar de ficar sozinho e mais uma série de particularidades.

Para lidar com isso, seja consistente em suas ações e treine o Não. Embora esteja animado com o novo animal, também é importante não mimar demais.

Pets com deficiência ou dificuldade de mobilidade

Esses animais necessitam de cuidados especiais, o que pode gerar um pouco de frustração nas pessoas. É preciso compreender, no entanto, que embora com alguma deficiência, eles podem oferecer amor, paciência e outros ensinamento a seus donos.

Cães nessa condição costumam se adaptar muito bem às condições do novo lar, desde que sejam ofertados a eles conforto, higiene e acessibilidade.

Cães bravos ou de histórico agressivo

Alguns animais carregam um histórico nem sempre verdadeiro de serem agressivos, como os pitbulls. Na maioria das vezes, os cães não estão sendo atendidos em suas necessidades. Labradores, por exemplo, precisam de exercícios diários para que não fiquem ansiosos.

Para conseguir lidar com pets considerados ?difíceis?, é preciso identificar o que causa aquela situação. Pode ser estresse, ciúmes ou uma criação não adequada.

É importante lembrar que existem adestradores especializados em pets mais agressivos, o que pode ser uma solução para quem pretende adotar um animal assim.

Cães doentes e os que estão velhinhos

Cães doentes, normalmente, precisam de mais cuidados, que vão desde uma ração especial até idas frequentes ao veterinário. Já animais idosos dispensam muito trabalho, mas os donos precisam entender que eles não possuem a mesma disposição que um animal jovem.

Seja cão ou gato, animais de cor preta são rejeitados

Alguns estudos da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais mostram que existem alguns motivos para a rejeição de animais pretos. No caso dos gatos, há a superstição de que trazem azar e, por historicamente, estarem associados aos gatos das bruxas.

No entanto, essa superstição nada mais é do que uma crença sem nenhum fundamento. Gatinhos pretos são como outros gatos. Eles apenas podem ser mais desconfiados por causa de um histórico de rejeição.

No que diz respeito aos cães, a instituição americana aponta a Síndrome do Grande Cachorro Preto, que nada mais é do que um estereótipo de que cães pretos são peludos e assustadores, como a responsável pela repulsa à adoção desses pets.

Vale acrescentar, contudo, que a cor dos pelos não influencia o comportamento do animal e que ele pode oferecer amor e companhia como qualquer outro.

Ficou interessado em adotar ou em ajudar o nosso trabalho? Então conheça mais sobre a nossa organização civil, que resgata, trata, castra e doa cães e gatos!

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo