ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Ração colorida faz mal? Saiba dos riscos que a ração com corante pode trazer ao seu pet  
  Já parou para pensar que a ração que você dá ao seu animal de estimação pode conter corantes? Sabia que eles são altamente nocivos a sua saúde? Entenda quais são os riscos que esse tipo de alimentação oferece.
   
 

Se para nós, humanos, o consumo de alimentos industrializados representam um risco a nossa saúde, com os animais isso também não seria diferente. Já parou para pensar o quanto o corante pode fazer mal ao seu bichinho de estimação?

Provavelmente, isso passa muitas vezes despercebido pelas pessoas. Isso porque acreditamos que, por serem alimentos desenvolvidos especialmente para os animais, as rações serão sempre adequadas para eles.

Contudo, as marcas mais baratas, aquelas que costumamos encontrar nos supermercados, costumam ser de baixa qualidade. Em suas composições há baixo valor nutricional e grande presença de elementos químicos, bastante nocivos ao organismo do bichinho.

Nessa lista estão os corantes. Repare que os alimentos mais baratos costumam ter uma grande quantidade de corantes na sua composição.

Quanto mais colorida ela é, mais nociva poderá ser para o seu pet. Isso porque ali não está apenas o corante. Também há alto índice de sódio e temperos e pouca presença de alimentos naturais, como carnes e vegetais.

Alimentação natural

Muitos veterinários sugerem uma dieta balanceada com alimentos naturais. Há empresas que já fabricam esse tipo de produto in natura para quem não deseja ficar preso a obrigação de cozinhar.

Contudo, sabemos que esse é um tipo de alimentação mais caro e também limita muitas vezes os donos. Se esse é o seu caso, fique sabendo que é possível manter uma dieta à base de ração, mas com qualidade para o seu animal de estimação.

Há opções desde as mais acessíveis até as mais caras. Elas costumam ser comercializadas em petshops e casas de rações. Raros são os casos que são vendidas em supermercados.

Fique sempre atento, porque não são só as versões mais baratas que podem conter corantes. Há marcas premium que também podem apresentar, mesmo que em baixa quantidade, a química na sua composição.

Há casos de marcas que já começaram a eliminar isso das suas composições devido ao fato de os tutores, alertados pelos próprios veterinários, estarem mais atentos e exigentes.

Paladar: verdade ou mito?

Além da questão do preço mais em conta, tem pessoas que acreditam que as rações coloridas são mais ?saborosas? e atrativas para o animal. No entanto, saiba que isso não é verídico.

Primeiro de tudo, pensar que as rações coloridas serão aparentemente mais interessantes é um grande equívoco. Leve em consideração que o seu cachorro não enxerga cores.

Ele é atraído pelo olfato e paladar e não pela visão. Diante desse fato, podemos concluir que isso não vai influenciar na sua aprovação.

É comum vermos os cachorros e gatos fazendo ?desfeita? quando oferecemos esses alimentos. Se esse é o seu caso, saiba que ele não está sendo ingrato. Como são atraídos pelo cheiro e paladar, eles conseguem identificar que essas rações não contêm carne de verdade.

Riscos a saúde

Quando pensamos nos danos a saúde do animal, primeiro de tudo temos que pensar que não é o consumo que causará problemas, mas sim a frequência.

Poucos são os casos que o cachorro ou gato apresentam alguma rejeição ao corante logo de imediato. Geralmente, os problemas, entre eles, os mais graves, costumam surgir com o passar dos anos.

Mas quais são esses danos? Quais os riscos que ele pode estar sujeito ao consumir alimentos de baixa qualidade?

Os veterinários alertam que em longo prazo podem surgir problemas em todo o organismo, mas, principalmente, no sistema urinário.

No caso de animais castrados, há grande tendência de surgimento de pedras na uretra. Se para nós isso já é uma dor, pensa para eles que nem conseguem falar e expressar o que estão sentindo.

Em muitos casos, os danos podem ser ainda maiores, tendo a necessidade de passar por um procedimento cirúrgico que, dependendo da idade, pode representar um risco.

Além disso, a química provoca problemas na pele e pelagem, que fica sem brilho e até com queda. Se o seu animal apresenta alergias e coceiras, saiba que isso pode estar relacionamento ao alimento que ele come.

Também há a possibilidade de o animal ficar obeso. Isso pode acontecer porque são alimentos que não saciam a fome do animal. Com isso, acaba sendo necessário alimentá-lo mais vezes ao dia.

As rações de baixa qualidade influenciam diretamente nas fezes. Ele provavelmente fará cocô com forte cheiro e com mais frequência. Preste atenção caso isso aconteça, porque pode ser um sinal de que está na hora de trocar a alimentação dele.

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo