ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Conjuntivite canina: os principais sintomas e como evitar.  
  Cuidar de um animal de estimação é muito prazeroso, mas também é preciso ter atenção para que eles não corram o risco de adquirir doenças. A conjuntivite canina é bastante comum, mas pode ser evitada com os cuidados corretos. Saiba mais.
   
 

Quem tem pet em casa sabe que o quanto o amor dos animais é capaz de transformar completamente o nosso lar. Mas, quando eles ficam doentes, os cuidados devem ser tomados imediatamente para que nada mais grave ocorra.

A conjuntivite canina é uma doença bastante comum, causada por uma inflamação na região dos olhos dos cachorros podendo causar cegueira, se não for tratada.

Assim como os seres humanos, os cachorros sofrem da mesma forma e, sabemos o quanto uma conjuntivite é incômoda, causando coceira e vermelhidão.

A seguir, vamos falar sobre a conjuntivite canina, quais são os sintomas e como prevenir. Confira!

O que é conjuntivite canina?

Infelizmente, os cãezinhos não estão livres de pegar conjuntivite canina, que é uma inflamação nos olhos que afeta a mucosa das pálpebras.

A conjuntivite canina pode ser causada por fatores normais do cotidiano, como poluição, contato com outros animais doentes, ressecamento ocular e até mesmo traumas que os cachorros podem sofrer nos olhos, por conta de alguma batida ou impacto na córnea.

Por isso que os médicos veterinários e especialistas em animais sempre ressaltam para os donos de pets sobre a importância de manter os cães em casa, evitando que eles saiam para a rua e tenham contatos com outros cachorros que podem estar doentes.

Quais são os sintomas da conjuntivite canina?

Caso você observe o seu cachorro com olhos lacrimejando, inchados e ele inquieto e choroso, fique atento, pois pode ser conjuntivite canina. Mas calma, não precisa se desesperar porque o tratamento é bem simples e com as medidas necessárias, logo ele ficará bom!

Quando um cão tem conjuntivite canina, ele vai sentir dor, por isso poderá apresentar choro, secreção nos olhos, coceira e dificuldades para abrir as pálpebras normalmente. É porque a conjuntivite canina causa também sensibilidade à luz. Por isso os cachorros ficam bastante irritados e é preciso agir o quanto antes para minimizar os sintomas incômodos causados pela conjuntivite canina.

Apesar de ser ter fácil identificação, é sempre importante levar o seu pet em um veterinário para um diagnóstico mais assertivo. Assim, ele receberá os cuidados necessários e a indicação de um medicamento específico.

Qual é o tratamento da conjuntivite canina?

O veterinário irá primeiramente fazer uma avaliação, olhando atentamente a região dos olhos e, confirmando a conjuntivite canina, ele irá fazer imediatamente a limpeza. Com algodão e soro fisiológico, primeiro ele vai limpar a secreção dos olhos do animal. Em seguida, poderá passar colírio ou pomada específica.

É possível também, dependendo da gravidade, que o tratamento para conjuntivite canina necessite de antibiótico e anti-inflamatório. Por isso a importância de uma avaliação com médico veterinário.

Como prevenir?

Além dos cuidados e amor que você provavelmente já tem com o seu cãozinho, é importante manter sempre a higiene na região dos olhos, dar banho regularmente para evitar acúmulo se sujeira nos pelos, além de evitar que ele saia para a rua.

De vez em quando, limpe a região dos olhos do seu cachorro com soro fisiológico e corte as unhas para que ele não coce a região.

Aqui em nossa clínica, o seu pet recebe todos os cuidados necessários. Oferecemos atendimento 24 horas, com consultas, cirurgias, RX, ultrassom, venda de medicamentos e banho e tosa.

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo