ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Banho e tosa: qual a frequência ideal para levar o meu pet?  
 
   
 

Com que frequência devo levar o meu pet ao banho e tosa?

O banho e a tosa são duas práticas importantes para manter a saúde do seu pet. Mas você sabe qual a frequência correta para higienizar o seu animal? Essa pergunta tem várias respostas, já que o período pode variar bastante, conforme a espécie, raça e, até mesmo, o estilo de vida de cada animal.

É importante salientar que filhotes não devem deixar o lar até que eles tenham tomado todas as vacinas. Consulte um veterinário para saber a melhor forma de higienizar o seu pet neste período, sem sair de casa.

Atenção para a pelagem na hora do banho

Para cães, o período entre um banho e outro deve sempre respeitar o tamanho da pelagem de cada animal. Cachorros com pelos curtos podem tomar banhos a cada 2 meses. Já os animais de pelos mais longos, cujo crescimento é mais acentuado, podem tomar de 1 a 4 banhos por mês. Cães com pelagem grande podem tomar de 1 a 2 banhos a cada 30 dias.

Também é importante respeitar o limite máximo de banhos para cachorros, que não deve ultrapassar uma higienização por semana, já que eles fazem com que o animal perca a oleosidade natural, o que pode gerar problemas de saúde. Esta regra só não deve ser seguida em casos de recomendação veterinária.

Em relação aos gatos, sabemos que eles têm suas próprias rotinas de higienização e, muitas vezes, não gostam muito da água. Porém, alguns bichanos podem precisar de banhos caso apresentarem problemas de saúde relacionados ao excesso de pelos.

Tosa também deve respeitar a natureza de cada raça

Tosar a pelagem de um animal também é importante para sua higiene, porém, assim como o caso do banho, é necessário respeitar as particularidades de cada espécie. Também é importante levar em conta a estação do ano, evitando manter a pelagem muito curta durante o inverno.

De normal geral, cães com longos pelagens devem passar por um processo de tosa a cada 45 dias, enquanto aqueles animais de pelagens inferiores podem ser tosados em períodos de dois a três meses. Também é ideal ouvir a recomendação de um veterinário, já que algumas espécies podem desenvolver doenças de pele em caso de tosa errada.

A opinião médica também é vigente em relação a tosa para gatos. Muitas espécies não necessitam passar pelo procedimento, porém é preciso atenção caso seu animal for muito peludo, ou sua região ser muito quente.

Escovação de pelotas como aliada

Sabemos que muitas vezes é difícil manter o seu animal limpinho por muito tempo, mas algumas ações rotineiras, como a escovação dos pelos, podem colaborar para a manutenção do banho e tosa. Se o seu cão tiver pelagem média ou longo, a escovação diária é a mais indicada, enquanto para animais com pelos mais curtos o procedimento deve ser realizado de 2 a 3 vezes por semana.

Além dos benefícios estéticos, a escovação ajuda a remover a sujeira acumulada nos pelos e também atua espalhando o óleo natural da pele. Para gatos, a recomendação é de escovações diários, caso a personalidade do bichano permitir, já que os felinos têm uma maior incidência de perda de pelos.

Ainda na dúvida sobre qual o melhor banho e tosa para seu pet? Entre em contato conosco!

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo