ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Verão: saiba quais cuidados que você precisa ter com o seu pet nessa estação.  
 
   
 

Se sentimos grande diferença quando o verão chega, com muito calor e nos protegendo do sol forte, quem dirá os animais, não é mesmo? Assim como nós humanos, os pets também sentem muito calor durante o verão. Por isso, cabe ao dono do bichinho, prestar atenção em seu estado e oferecer alternativas para combater o calor.

Sabemos que aqui no Brasil o verão é forte e ao mesmo tempo que significa lazer, nas praias e piscinas, sendo também um símbolo de cuidados com a saúde. Então, é bom estar atento ao estado de saúde do seu pet durante as altas temperaturas para que ele aproveite também essa estação da melhor forma possível.

Observe os sintomas de calor

Os animais demonstram o calor de forma diferente, eles não suam como nós. Normalmente, os locais que apresentam transpiração do cão são o focinho, a boca e o coxim, aquelas partes macias das patas. Aqueles cães que possuem o focinho mais achatado é que sofrem ainda mais com o calor, pois a sua anatomia dificulta as trocas de temperatura do corpo.

Para todos os bichinhos, é preciso ficar atento aos sinais de calor, pois quando chegam a esses sintomas é porque há intenso incômodo com o clima. O mais relevante é evitar ao máximo que eles cheguem a esse estado.

Atenção para a hidratação

Para ajudar a manter a temperatura corporal do seu pet agradável é preciso ter alguns cuidados imprescindíveis. A água deve estar fresca e sempre à disposição dele, para que fique hidratado. Além disso, os banhos também ajudam a refrescar o corpo do pet e mantê-lo confortável.

A frequência dos banhos pode ser um pouco maior durante o verão, até mesmo com uso de água fria. Apenas tenha atenção para não causar um choque térmico no bichinho.

Promova passeios e o deixe em um local fresco

Os passeios ao ar livre são uma ótima ideia para aproveitar o clima, porém, nada de sair com o seu animalzinho durante horários de maior calor. Prefira períodos antes das 10h e depois das 16h e leve água para ele beber no caminho. O calor do chão pode queimar as almofadinhas que os cães possuem nas patas e isso causa dor e desconforto no animal.

Há, ainda, no mercado, protetores solares para animais, é interessante consultar o seu veterinário caso tenha interesse de proteger um pouco mais o seu pet do sol.

Essas são as recomendações principais para cuidar bem dos pets durante o verão. É uma estação que passa pelas férias, simboliza lazer e descanso aqui no país, por isso, aproveite ao máximo e tome todos os cuidados possíveis para que o seu bichinho também consiga aproveitar a estação sem nenhum problema.

Lembre-se também de consultar um veterinário em caso de qualquer sintoma de doença no seu cão ou gato. Cada estação carrega consigo vantagens e desvantagens, por isso, é bom sempre estar atento ao máximo.

Interesse em cuidar melhor do seu pet? Entre em contato conosco em veja os serviços oferecidos pela nossa clínica.

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo