ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Os cuidados necessários com os pets durante a quarentena  
  Saiba quais são os cuidados necessários com os pets durante a quarentena para evitar transtornos psicológicos ou de comportamento e como preparar os animais para a volta da rotina normal do seu dono.
   
 

Com as medidas de isolamento social, por conta do novo Coronavírus, a nossa rotina passou por uma grande transformação, em diversos aspectos e, consequentemente, com os nossos pets não foi diferente.

Por um lado, pode ser reconfortante saber que passará mais tempo com o seu companheiro, ainda mais em tempos de quarentena, tornando esse período um pouco mais divertido e menos solitário.

Por outro, é preocupante pensar que o fato de os pets passarem mais tempo em casa, com restrição de atividades e em contato com o seu dono 24 horas por dia, pode acarretar alguns imprevistos.

Então, vamos abordar os cuidados necessários que você deve ter com os seus pets durante a quarentena e evitar alterações no comportamento do animal ou prejudicar o seu bem-estar.

Dependência pós-quarentena

Principalmente para os pets que são mais ?apegados? aos donos, a volta para a rotina normal, no pós-quarentena, pode ser um pouco mais traumática, podendo desencadear em um quadro de ansiedade. Por isso, é importante que desde agora, em quarentena, os donos estimulem a independência dos seus pets, para que lide melhor com a sua ausência.

Isso pode ser trabalhado, por exemplo, promovendo atividades e brincadeiras de forma que o animal consiga se entreter sozinho, sem que, necessariamente, exijam a sua presença. Aos poucos, ele passa a entender que também pode se divertir sozinho no ambiente de casa.

Saindo para passear

As saídas devem ser diminuídas nesse período de isolamento e, além das medidas básicas de prevenção ao vírus, como o uso de máscara, álcool gel, distanciamento etc., você deve se atentar a alguns cuidados, principalmente ao retornar com o seu pet para dentro de casa.

Em um primeiro momento, se recomenda que não vá para muito longe nos passeios com o seu animal e que opte por horários que tenha um menor fluxo de pessoas nas ruas. Da mesma forma, evite parar para conversar com outras pessoas, mesmo quando ocorrem encontros com conhecidos.

Ao retornar para casa, sempre higienize as patas do seu animal, seja com lenços umedecidos, álcool gel ou mesmo água e sabão neutro, que já promovem uma limpeza suficiente.

Cuidados específicos

Em especial nesse período de quarentena, tente não modificar a alimentação do seu pet, a fim de evitar possíveis complicações. Mas, ainda assim, pode acontecer de o seu animalzinho ganhar um peso significativo, devido à diminuição das atividades diárias e, consequentemente, do gasto de energia.

Portanto, se isso acontecer, não deixe de procurar um veterinário de sua confiança para que ele possa indicar uma mudança temporária na alimentação, seja diminuindo a quantidade de alimentos ou mesmo orientando uma dieta light para que o seu pet chegue ao peso ideal.

Pets são uma ótima companhia, principalmente nessa época de quarentena, sendo um apoio psicológico e emocional num momento de grande instabilidade. Porém, é fundamental tomar essas precauções para manter a saúde do seu animal hoje e amanhã, sem estresse e preparando-o para o novo normal.

Procura um atendimento veterinário para o seu pet? Nossa clínica conta com profissionais de confiança e um atendimento 24 horas. Traga o seu companheiro e conheça a nossa gama de serviços.

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo